Objetivo:

Este seminário visa colaborar no processo de aprendizagem do aluno em relação aos conteúdos trabalhados na disciplina de Gestão da Comunicação Empresarial do curso de graduação em Administração do Uni-BH, que tem como professora; Leila Said Tótaro Lopes.








A COMUNICAÇÃO INTERNA NA PREFEITURA DE NOVA LIMA


Prefeitura, Igreja Matriz e o Teatro

Proposta da secretaria comunicação social

Comunicação: bem universal


A Comunicação é bem público, universal, conquista da humanidade através dos tempos, que deve assegurar a um número cada vez maior de pessoas a apropriação dos saberes e do conhecimento coletivo do homem, na sua busca da felicidade – instrumento de constituição da vida em sociedade.
 

Comunicação: meios alternativos x meios comerciais

A Comunicação nas Administrações Populares necessita políticas para o setor que apresentem também opções alternativas às dos meios de comunicação comerciais, para afirmar seu ponto de vista com mais independência política e fidelidade às propostas públicas de ação dessas administrações.
 

Comunicação: cidadãos x consumidores

A Gestão Pública atende a cidadãos e não a clientes/consumidores. Cidadãos são, antes de consumidores, detentores de direitos. Enquanto os consumidores acessam bens por iniciativa individual (desde que apresentem requisitos mínimos, muitas vezes econômicos), cidadãos, entes coletivos, são beneficiários universais dos bens públicos, com usufruto assegurado pelo Estado.
 
A Secretaria Municipal de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Nova Lima pretende intensificar-se no caminho de democratização da informação, tornando fatos e fenômenos acessíveis a todos; continuar na busca da democratização do saber. Todo membro da sociedade tem o direito de ser informado, de ser receptor de informação, mas, prioritariamente, deve ter o direito ao conhecimento e à compreensão do mundo.
   
Importância de uma boa comunicação  
O cidadão, na sua visão cotidiana, enxerga o todo da administração. O serviço de uma determinada Secretaria traduz-se como serviço do Governo e não de uma parte específica. Perante a população, não será bem vista uma pasta se o Governo em sua maioria vai mal. A boa imagem de uma Administração se constitui pelo todo.  

 
Solidariedade no Governo  
As unidades de uma Administração Municipal, na visão moderna de comunicação, necessitam tratamentos distintos e adequados às suas reais necessidades. Assim, centralização vai significar também solidariedade no Governo. A política de comunicação centralizada colabora com a imagem na memória dos cidadãos na visão do conjunto da Administração. 
 
Se este programa aponta para uma sociedade mais justa, sua Comunicação tem de ser capaz de garantir a universalização de acesso aos bens públicos! Cada material, cada campanha publicitária, na sua essência, confirmará propósitos da Administração, deixando implícitas suas diferenças dos demais governos. Devemos adotar pedagogia capaz de tecer efetiva rede de apoio às propostas de ação, composta de cidadãos conscientes, essência para viabilizar transformações profundas e necessárias da sociedade.
 

Comunicação interna e externa participativas  
Nesta perspectiva, somente servidores conscientes exercerão papel efetivo. O público interno merecerá, assim, atenção especial, com informação constante, materializada através de programas, que lhe permita participação efetiva nas ações governamentais. 
 
O publico externo, satisfeito, bem informado e atendido. Atualizado rotineiramente, estará ciente das ações governamentais, de seus projetos e consciente de seus direitos e deveres. Obterá acesso fácil à informação, disponibilizado pelo poder municipal, tanto através dos meios de comunicação comerciais, quanto através de alternativas viáveis e criativas, disponibilizadas, por exemplo, pela rede mundial de computadores. A Administração Municipal tem de estar em rede com seu público e, este ligado em nossa rede.
 
Ferramentas a serem utilizadas·

.        mídias impressas
·        mídias digitais
·        mídias áudio visuais
·        mídias radiofônicas
·        comunicação verbal
  

Ferramentas impressas·

·        criação do diário oficial do município
·        jornal semanal da administração
 

Ferramentas digitais·

·        transformação do atual site em portal permitindo ampliação do atendimento ao público
·        implantação da rede intranet permitindo comunicação interna rápida, segura e centralizada
 

Ferramentas áudio-visuais·

 criação e exibição de vídeos institucionais informativos em locais públicos da prefeitura, salas de espera dos gabinetes, hall da prefeitura, eventos populares e teatro municipal
 

Ferramenta verbal·
 assessoria de imprensa, com função de comunicar publicamente as informações, notas, decisões de governo, às solicitações da  população e da imprensa sobre determinado assunto
 
www.novalima.mg.gov.br

Bibliografia básica: “Política de Comunicação Institucional para Administrações Populares”, de Paulo de Tarso Riccordi, jornalista e professor universitário. Consultor em Comunicação. Professor visitante do Centro Internacional de Estudios Superiores en Comunicación para América Latina (Ciespal) em Quito, Equador.

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